terça-feira, 6 de outubro de 2009

#032 Debate na Antena Livre hoje mesmo e reflexão sobre eleições autárquicas

Hoje é dia do grande debate Antena Livre com os candidatos.
Ouvi parte do debate de Domingo, na Rádio Tágide.
Belo esforço de Mário Rui Fonseca e da Patrícia Seixas. Foi pena a qualidade do som ser muito má.
Não gostei do debate, por culpa dos candidatos. Muito monocórdicos, excessivamente respeitadores dos tempos, com poucas interrupções de palavra e pouco contraditório nas ideias. Houve contraditório, sim, em questões menores, mais pessoalizadas, de ataques políticos de postura pessoal, como foi o caso de Maria do Céu Albuquerque com Albano Santos e ia sendo entre este e Santana Maia Leonardo.
Era bom que houvesse um debate para os candidatos à Junta de Freguesia de São Vicente.
Tenho muita simpatia pelo Luís Nuno Albú Dias. Sempre gostei da sua forma de ser. Acho que poderá dar um excelente autarca e é uma marca de inovação e renovação em muitas formas de fazer e pensar e agir em prol da comunidade.
Gostava que as pessoas o pudessem conhecer ainda mais e melhor, porque as pessoas são tradicionalmente conservadoras e raramente tiram o poder a quem o exerce, a menos que o exerça muito mal.
Em São João, veremos o que pode dar a disputa de Fernando Soares e Alfredo Santos, representando indepedentes e socialistas, comendo no mesmo espaço eleitoral. Veremos se chega para que Manuel Nogueira, pelo PSD, possa colher os réditos que ambiciona.
Alferrarede será outra incógnita. A minha amiga Regina Martins foi preterida pelo PSD e vai pelos independentes. Pedro Moreira recandidata-se. Adelino Venâncio também, sem a força de outrora. Serão suficiente para Dora ver chegar a sua vez?
Prevejo outra luta interessante em São Miguel do Rio Torto, onde os independentes se apresentam com gente que vem sobretudo da actual linha do PS. O PS, por sua vez, muda de candidato. Gosto da Raquel Almeida, do PSD. Simples, simpática, dinâmica.
Por fim, nas lutas mais difíceis que antevejo para já, São Facundo. Acho que o candidato independente, António Campos, que sempre foi pretendido por todos os partidos, desde há vários anos, vai ver chegar a sua hora. O PS também muda, ao que julgo saber, de candidato. Julgo ser aqui a freguesia onde os independentes terão a sua melhor expressão eleitoral no concelho.
Voltemos ao debate de hoje, uma vez que o que atrás ficou escrito são apenas sensações.
Espero que o Jerónimo Jorge consiga tornar dinâmico, fluído e esclarecedor o debate que será o último. Vamos poder vê-lo depois na TVRibatejo, em diferido ou, no mínimo, no site do Ribatejo?

NOTA: O que dirá hoje Nelson de Carvalho na sua Conferência de Imprensa? Não creio que vá influenciar nada das eleições ou tentar condicionar nada. Será apenas - julgo - uma despedida na semana em que decorrerão as eleições.

Sem comentários: