sexta-feira, 25 de setembro de 2009

#31 Radiografia, Japão e Eleições Legislativas

Uma crónica com três pontos.
1. O programa Radiografia, da Antena Livre, já está a ser um êxito. Pode não ser ouvido pela totalidade da população e não conheço o share mas os líderes de opinião ouvem e sabem o que lá é dito.
Na última 4ª feira, o programa, na sua segunda edição, entrou a 'esmiuçar' legislativas e autárquicas.
E logo no dia seguinte, para a Antena Livre, houve quem telefonasse a sugerir comentar ou questionar a legitimidade dos comentadores o poderem fazer.
Enfim, a tradicional asfixia democrática.
Sou um dos visados.
Vivo bem com isso.
Continuarei como até aqui, a dar a minha opinião e a minha visão, até que me digam que não faço falta naquela função.
Mas o espírito é bom e as coisas começam a aquecer.
2. Hitoyoshi. O Sr Tanaka e a sua comitiva geminaram a cidade e o concelho que representam com Abrantes. Valeu bem a pena a visita. Penso que a comunidade abrantina respondeu com dignidade e alegria, no seguimento da excelente recepção que nos proporcionaram a nós, em Outubro do ano passado, na nossa visita a Hitoyoshi.
Partiram de Abrantes esta tarde. Fica memória e a saudade. Houve visitas, houve convívio, houve solenidade, houve até diversão e fado, cantado por Joana Amendoeira, numa sala preparada em ambiente intimista. E houve até karaoke e um pézinho de dança.
Gostei de me associar ao evento, mesmo não sendo já vereador. Gostei de rever amigos - que já o são. Gostei das sementes que foram lançadas. E cá estarei para participar no acolhimento aos jovens japoneses, quando essa oportunidade chegar, se necessário for.
3. Domingo é dia de eleições legislativas. As sondagens são o que são e hoje conheceram-se várias que apontam para uma vitória do PS e do Engº José Sócrates. Várias razões existirão, se assim se confirmar. A estratégia da asfixia democrática revelou-se uma estratégia que não colhe na opinião pública? Ou o caso Lima-escutas foi outro auxiliar extra? Domingo tentaremos ver como todos os comentadores reagirão à verdade dos votos contados e como reflectem no comportamento dos partidos na formualação dos seus juízos e na preparação das respectivas leituras de dados.
Vamos lá votar. Ficar em casa é que não.

Sem comentários: