sexta-feira, 4 de setembro de 2009

#027 Radiografia

Foi com orgulho e honra que recebi o convite que a Antena Livre me endereçou para me juntar ao grupo de comentadores residentes do seu programa semanal "Radiografia".
É claro que me questionei: porquê eu?
Concluí que estas questões de ser ex-qualquer coisa têm vantagens.
O facto de eu estar fora da actividade política mais intensa, de ter auto-suspendido a minha participação cívica, que de conduz ao estado de adormecimento na militância activa, associado à convicção que tenho de, sem imodéstia nem vaidade, me sentir esclarecido e lúcido na leitura de acontecimentos na comunidade a que pertenço, terão sido motivos para que o Jerónimo Jorge me dirigisse um convite.
Aceitei e assumi esse compromisso, ao longo de algumas quartas-feiras que já se iniciaram há dois dias, em São Lourenço. Lá chegarão os dias frios e chuvosos em que não será muito agradável sair de casa para esta colaboração (por razões exclusivas de comodismo), mas o compromisso foi aceite e fico honrado com a escolha, esperando poder contribuir para, com serenidade, bom senso e fidelidade às percepções que o mundo exterior me suscita, ir dando sinais daquilo que é o meu universo de preocupações e leituras.
Gostei da primeira participação. Gostei muito. Senti-me à vontade e procurei não ser incontido. Tenho sempre o problema de parecer altivo, arrogante, distante nas primeiras abordagens que faço a situações e pessoas.
Sei, porque me conheço, que dou a imagem de pretender saber muito de coisa nenhuma sabendo. afinal, porventura, nada de quase tudo. Mas procuro cultivar-me e aprender de modo contínuo.
Hoje corre atrás de outros motivos de realização pessoal e profissional.
Mas, tal como ontem, sei que é na comunicação e partilha de experiências em rede que se faz e constrói o saber acumulado.
No final, cá estarei eu e outros, melhor que eu, para fazerem a radiografia à participação dos vários elementos neste "Radiografia", cujo regresso saúdo.
Vamos ter já muito que fazer, após as entrevistas aos candidatos a autarcas de Abrantes. Vai ser uma tarefa difícil ajuizar as prestações de cada partido/candidatura e de cada candidato. E ingrato, tendo eu sido candidato por duas vezes, em 2001 e em 2005.
Vou tentar ser isento e, acima de tudo, serei honesto e recto na forma como irei expressar aquilo que é a minha percepção - uma vez mais, é disso que se trata - sobre as sensações que me são provocadas pelo suave nagevar (ou não!) nas ondas das campanhas.

Sem comentários: