quarta-feira, 29 de abril de 2020

#082 Registos soltos sobre o tempo e o espaço

Já perdi a conta exata aos dias que passaram.
Passaram, é passado, não se fala mais nessa perda. Já sei que o Universo não nos vai devolver estes dias que subtraímos a uma existência normal, entre convívios com amigos, abraços aos familiares, idas a restaurates, à praia, ao cinema, aos museus, a um bar, a um concerto ou a um espetáculo de artes performativas, de entre as muitas modalidades e opções que teríamos e que nos levariam a tomar uma decisão de seleção e prioritização.
Agora, nestes dias, qualquer evento "fora do cardápio" do confinamento, e do isolamento, e da distância social, e da proteção individual e coletiva, e da monitorização do chamado R0 - de cuja evolução todos ficámos, de repente, admiradores, além de nos considerarmos especialistas de Covid, como os treinadores de bancada o são em relação ao futebol - e da mania de acharmos que estamos a vencer e ao mesmo tempo com medo de sermos infetados.
Este tempo que perdemos neste período da história em que fomos forçados a travar o ritmo e a reinventar a nossa existência como pessoas e como profissionais, com novos hábitos que já não serão erradicados do nosso "novo normal", este tempo ficou lá para trás. Os 30 segundos que vamos viver a seguir serão passado daqui a terem transcorridos os mesmos 30 segundos. Serão, também eles, passado. 
Seria bom que pudéssemos ser compensados por este período de vida em suspenso, de permanência entre um limbo existência e o prenúncio de um purgatório, sendo o calvário este pesaroso pesadelo real do qual ainda não conseguimos acordar.
Os dias vão ficar, em breve, mais quentes. Vamos querer fazer o que antes fazíamos, sem atribuir a isso o valor que hoje conferimos à banalidade rotineira que exisia a.C.. Não, não é antes de Cristo, é antes de Covid.
Quando temos de sair de casa, para irmos satisfazer uma qualquer necessidade objetiva, todos nos observamos mutuamente. Vemos, imaginamos, tecemos considerações para nós. Vemos quem se protege e quem é mais negligente nesse cuidado - ou na falta dele. Há pessoas que, só para se armarem em fortes e mostrarem que nada temem (ou aparentemente nada temem), cometem a estupidez imprudente de desrespeitar as recomendações de proteção, sua e dos outros.
Os comportamentos cívicos sempre e foram  e serão matéria-prima para muitas teses e para procurar a sua compreensão. Mas não há muito para compreender. Infelizmente, nem para modificar, porque as pessoas serão sempre pessoas e não se muda a essência do ser humano assim por truque de magia, nem pela sabedoria livresca dos manuais de auto-ajuda e de conteúdos mais esotéricos.
Enquanto perco a conta aos dias que já passaram procuro não perder a lucidez sobre os objetivos de vida, num horizonte mais mediato. E continuo a sonhar e a projetar esses sonhos em materialidade futura, num processo de construção que se alimenta de esperança e entusiasmo.
É nisso que acredito, é isso que procuro praticar.
Mesmo que o Universo não me devolva nunca mais estes dias, o que me obriga a viver os vindouros com mais intensidade ainda.

Sem comentários: