domingo, 17 de janeiro de 2010

#44 A meio de Janeiro

Manuel Alegre assume-se disponível para avançar contra Cavaco. Este, por sua vez, faz germinar mais um tabu. Ainda é cedo, talvez, mas o ano de 2009 correu mal ao Presidente e houve mesmo quem vaticinasse que não seria recandidato.
Pelo distrito de Santarém, entre um PS que se afunda - nem me recordo agora quem o lidera, veja-se! - e um PSD que nada acrescenta à (des)ilusão política, sobra espaço para que imperem alguns populismos.
Ontem fui sondado para integrar uma lista de delegados de Abrantes à Assembleia Distrital do PSD. Fui agradecido mas informei que a minha indisponibilidade se mantém. Não tenho condições para fazer um bom mandato, não pretendo uma lista de falsos consensos e jamais integraria a lista lado a lado com algumas pessoas que não me quiseram bem no passado. Fico melhor de fora, a observar.
Nos Centros de Emprego e de Formação Profissional de Tomar houve mudanças. Lurdes Botas, ex-Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto, ex-membro da Assembleia Municipal, eleita sempre pelo Partido Socialista, dirige agora a casa do (des)emprego de Tomar. Boa sorte. A vida é assim mesmo. Parece que a decisão apanhou muita gente de surpresa, até mesmo dirigentes distritais do PS.
Por Abrantes tivemos a apresentação do programa cultural para 2010. Acho estranho ser possível programar todo o ano no seu início: muita coisa será mudada ao longo dos meses. Mas o formato foi agradável e a banda de jazz foi interessante.
Já agora, recomendo uma imperial no bar Aquapolis, recentemente remodelado. Na cidade não conheço cerveja que saiba melhor, neste momento. O espaço é agradável, a gerência afável, os colaboradores simpáticos e disponíveis. Ainda não refeiçoei por lá mas não deve tardar. A salada de polvo e as moelas, perto das 2 da manhã, são um consolo ao estômago e à alma.
Entretanto, na Galeria Municipal de Arte está a exposição sobre a obra de Gonçalo Byrne. Boa exposição, inaugurado com o próprio, na presente de muita gente, nomeadamente João Rodeia, Carrilho da Graça e o escultor Charters d'Almeida. Foi um momento agradável na tarde de 6ª feira.
Norberto Bernardes assumiu as suas funções como Provedor Municipal do Cidadão, no meio de algum ruído de fundo provocado pelos eleitos do PSD. Recordo-me de ter sido eu e o José Moreno quem o propôs no mandato anterior. Como os tempos mudam, mudas os protagonistas e a vontade das organizações parece que muda também. Felicidades, major-general!
Por falar nisso, alguém sabe onde anda o PSD? Não os vejo em lado nenhum... bem sei que a campanha eleitoral já terminou mas estranho a ausência na vida em sociedade, algo de que fui tantas vezes acusado no passado pelos agora dirigentes e eleitos locais. A Presidente da concelhia bem faz o seu esforço e sei que ela é esforçada mas é difícil mesmo modificar comportamentos inculcados no espírito dos que têm dificuldade em sair da mediania - alguns não passam mesmo da mediocridade, tal como acontece em todas as organizações. Quem perde é a democracia. Quem ganha é, como sempre, quem usa o poder.

1 comentário:

Paulo Sousa disse...

Inteligente comentário a meio de Janeiro.
Pena (já) não haver por cá um jornal regional à altura de poder publicar textos destes.
Abraço.