segunda-feira, 7 de setembro de 2009

#029 Domingo no Codes


6 de Setembro de 2009, 15 horas e 14 minutos. Estou no Codes. Já reguei as árvores, depois de alguma dificuldade inicial em colocar a bomba de água a puxar água da ribeira, esta ribeira que se chama do Codes e dá nome ao lugar.

Estou sentado na beira do curso de água que está, aparentemente, estacionado. O Verão vai longo e o leito da ribeira espera pela chegada da época das chuvas, para voltar a ganhar fulgor.

Sopra uma brisa que se sente e ouve através do ondular das folhas dos choupos, salgueiros e sabugueiros. Aqui e ali pontuam umas pragas de canas e diversa vegetação autóctone. Tudo é verde por aqui, neste esconderijo onde me encontro. Olho para a esquerda e vejo a encosta que sobe até ao povoado e vislumbro algumas ruínas que me pertencem. Questiono-me sobre o dia em que irei começar a construir o meu abrigo no cimo desta majestática encosta. É aqui neste lugar que sonho poder passar alguns anos depois de o país me libertar do compromisso de ter de contribuir com o meu labor para a economia social. Espero que a mesma ainda chegue para usufruir com qualidade os dias que se seguirão a essa etapa, que ainda vem longe. Espero ter saúde e estar bem para poder contemplar esta natureza que me chegou às mãos e que hoje tenho obrigação de bem tratar.

Um dia quero poder passar finais de tarde na varanda ampla da casa do Codes, a ler, a escrever, a ouvir música, a pensar, a reflectir, a existir como ponto de apoio aos meus filhos e netos, neste espaço que é a mais forte ligação da família da minha mulher com as suas raízes, raízes que também são agora dos meus filhos e, por isso mesmo, minhas em defesa.

Gostaria de aqui reunir amigos, e lembranças, e fragmentos de uma vida cheia, e memórias felizes de tudo o que vi e ainda verei, do que senti e ainda sentirei, do que cheirei e dos aromas que ainda hei-de conhecer, dos afectos que criei e dos que ainda me falta conhecer, um espaço de libertação e vivência plena e serena após as agruras, as lágrimas, as emoções, as gargalhadas, tudo o que é espuma dos dias e mais do que isso.

Este é, definitivamente, «o local». É o meu Shangri-la, o local mais parecido com o paraíso na terra descrito nessa obra literária, de James Hilton, em 1925. Aqui o meu himalaia também existe e exibe uma respeitosa forma corcunda, que me leva a redobrar o respeito pela provecta idade que possui, há milhares ou milhões de anos aqui imponente, a marcar a paisagem.

Oiço o coaxar das rãs, o chilrear de pássaros ao longe, alguns bichos que cantam algo semelhante a um grilar; o calor suave e ameno deste princípio de Setembro que convida à reflexão intimista. Agora, sobrepõe-se aos demais sons a piadeira de um passarinho que, provavelmente, ainda não sabe voar e está no seu ninho aguardando pela comida que lhe será trazida pela mãe. Estará desprotegido, vulnerával, mas confiante na chegada de quem lhe dá guarida e reforce o sentimento de não estar sozinho no Mundo.

Olho para o lado e vejo o balde cheio de uvas e pêssegos que colhi. Já fui ver os medronheiros e vi como estão carregados de frutos, ainda não maduros. As oliveiras também levam boa carga. Na altura certa virei apanhar ambos os espécimes e das azeitonas sairá azeite que, espero, dê para um ano de consumo em casa. É o meu ouro líquido.

Penso que no próximo ano já terei ameixas e cerejas e amoras e nêsperas. Tenho de decidir o que farei com as laranjeiras que aqui não se dão bem. Talvez aposte em mais cerejeiras e, quem sabe, numa nogueira. Tentei plantar, já por duas vezes, um castanheiro mas, de ambas as situações, houve morte prematura.

Experimento ligar a net. Para minha surpresa, funciona.

A rede é fraca mas consigo. O local é ainda mais perfeito. Isolado do mundo mas à distância de um clique de qualquer lugar. Longe e perto; perto e longe.

Decido desligar a net. Quero preservar alguma ruralidade do momento e volto a escrever. São quase horas de ir de regresso a casa. Espero voltar em breve aqui ao paraíso na terra. Este ano foram poucas as viagens e este recanto, por motivos de falta de saúde familiar. Melhores dias virão, tenho esperança. E, aqui, virão sempre dias melhores porque este é o melhor espaço que conheço e onde mais espero vir a ser, serenamente, feliz.

Aqui, neste local onde espero que as árvores e os animais que ainda não tenho me devolvam a essência da dimensão telúrica da humanidade.

Aqui onde já sou feliz e onde me volatilizo com a natureza.

Sem comentários: