sábado, 7 de fevereiro de 2009

#010 Para que serve um telemóvel?

O que vou contar de seguida já não é novidade absoluta. Mas é interessante e pode ser útil.
Vou transcrever como recebi:
«Há algumas coisas que se podem fazer em situações de emergência e o telemóvel pode, na verdade, ser um salva-vidas ou uma ferramenta de sobrevivência. Tomem atenção as estas coisas que se podem fazer com ele:
PRIMEIRO: Emergências
O número internacional das emergências para o telemóvel é o 112. Se nos encontrarmos sem rede numa situação de emergência, devemos ligar o 112 e o telemóvel vai procurar qualquer rede que se encontre disponível para se ligar ao 112. E o mais engraçado é que esse número pode ser marcado mesmo se o telemóvel estiver bloqueado.
SEGUNDO: Trancou as chaves dentro do carro?
Se o seu carro tiver um comando de abertura de portas, talvez isto lhe possa ser útil um dia. Aqui está uma óptima razão para se ter um telemóvel. Se trancou o carro com as chaves lá dentro e tem outro comando do carro em casa, ligue para o telemóvel duma pessoa que se encontre em casa, afaste-se cerca de meio metro da porta do carro e peça à pessoa a quem telefonou para carregar no comando no botão de abrir a porta do carro, mantendo-o próximo do telemóvel no lado de lá. O seu carro abrir-se-á e assim poupar-lhe-á uma viagem até casa para buscar outro comando. Neste caso a distância a que se encontra da pessoa a quem telefonou a pedir ajuda não é problema - pode até estar a centenas de quilómetros de distância.
TERCEIRO: Bateria escondida
Imagine que a bateria do seu telemóvel está em baixo. Para a carregar numa situação emergente, digite *3370# e o telemóvel carregar-se-á com uma reserva que se encontra oculta e mostrará um aumento em 50% de carga disponível. Esta reserva recarregar-se-á automaticamente na próxima vez que ligar o telefone à corrente para o voltar a carregar e gerará nova reserva oculta de bateria, disponível novamente para outra emergência.
QUARTO: Como desactivar um telemóvel roubado?
Para obter o número de série do seu telemóvel digite * # 0 6 #. Um código de 15 números aparecerá no ecran, sendo único para cada telemóvel. Anote este número e guarde-o num sítio seguro. Na eventualidade de o seu telemóvel ser roubado pode ligar para o seu operador (Vodafone, TMN, Optimus), dar este código e pedir que lhe bloqueiem o telemóvel. Este ficará sem utilidade nenhuma mesmo se o ladrão tiver mudado o cartão SIM. Provavelmente não recuperará nunc o telemóvel roubado mas fica, pelo menos, a saber que quem quer que o tenha não poderá utilizar ou vender.»

1 comentário:

osiris disse...

o primeiro é algo que toda a gente sabe. se não sabe, devia saber.

o segundo é o terceiro...só acredita neles quem é realmente ignorante.

aliás o terceiro refere-se a activar o desactivar o EFR (Enhanced Full Rate), que aumenta a qualidade do som mas que diminui o tempo de bateria.

penso que se usar o codigo 4720 ele muda para o modo de baixa qualidade de som mas que proporciona mais tempo de bateria. mas sobre este não tenho a certeza.
também não sei se isto são codigos GSM ou apenas de uma marca x ou y.

o quarto é o IMEI, também algo que é suposto toda a gente saber.